O Culto à Santíssima Virgem e o seu papel no Plano da Salvação-09



A visão dos reformadores

Martinho Lutero

“Ó bem-aventurada mãe, virgem digníssima, recorda-te de nós que também em nós o senhor faça essas grandes coisas”. (Comentário sobre o Magnificat)

“Não se deve adorar somente a Cristo? Mas não se deve honrar também a santa mãe de Deus? Esta é a mulher que esmagou a cabeça da serpente. Ouve-nos, pois o Filho te honra; Ele nada te nega.” (Sermão em 17/01/1546)

“O Filho de Deus faz-se homem, de modo a ser concebido do Espírito Santo sem o concurso de varão e a nascer de Maria pura, santa e sempre virgem”. (Doutrina Cristã, 1537)

“Não há honra, nem beatitude, que sequer se aproxime por sua elevação da incomparável prerrogativa superior a todas as outras, de ser a única pessoa humana que teve um filho em comum com o Pai Celeste”.

"A veneração de Maria está inscrita no mais profundo do coração humano." (Homilia, 1 de setembro de 1522).

"[Ela é] mulher mais alta e mais nobre jóia no cristianismo depois de Cristo. . . Ela é a nobreza, a sabedoria e a santidade personificadas. Nós não poderemos jamais honrá-la o suficiente. Contudo, a honra e o louvor deve ser dado a ela de tal modo a ferir nem Cristo, nem as Escrituras." (Sermão, Natal, 1531).

"Nenhuma mulher é como você. Você é mais que Eva ou Sara, abençoada acima de toda a nobreza, sabedoria e santidade." (Sermão, Festa da Visitação, 1537).

"É a consolação e a bondade superabundante de Deus, que o homem é capaz de exultar com tal tesouro. Maria é sua verdadeira mãe." (Sermão, Natal, 1522)

"Maria é a Mãe de Jesus e Mãe de todos nós, embora fosse só Cristo quem repousou sobre os joelhos. . . Se ele é nossa, deveríamos estar na situação dele, lá onde ele está, nós também devemos estar e tudo que ele tem deveria ser nosso, e sua mãe também é nossa mãe." (Sermão, Natal, 1529).

"É uma opinião doce e piedosa que a infusão da alma de Maria foi feita sem o pecado original, de modo que, ao infundir a sua alma, ela também foi purificada do pecado original e adornada com os dons de Deus, recebendo uma alma pura, infusa por Deus; assim desde o primeiro momento que ela começou a viver ela esteve livre de todo pecado." (Sermão: "No Dia da Concepção da Mãe de Deus", 1527).

Ela é cheia de graça, proclamada para ser inteiramente sem pecado, algo tremendamente grande. Por graça de Deus enche-la com tudo de bom e faz dela desprovido de todos os males. (Personal {“Little”} Prayer Book, 1522).


Zwínglio


“Firmemente creio, segundo as palavras do Evangelho, que Maria, como virgem pura, nos gerou o Filho de Deus e que no parto e após o parto permaneceu para sempre virgem pura e íntegra” (Corpus Reformatorum: Zwingli Opera 1 424)

"Estimo grandemente a Mãe de Deus, a Virgem Maria perpetuamente casta e imaculada” (ZO 2,189).

“Quanto mais crescem a honra e o amor de Cristo entre os homens, tanto mais crescem também a estima e a honra de Maria, que gerou para nós um tão grande e propício Senhor e Redentor."

Zwinglio inclusive recitava a Ave-Maria durante o seu culto.


Amman, discípulo de Zwínglio: 


“Maria foi preservada de toda mancha e culpa do pecado original, do pecado mortal e do pecado atual”.

"Eu nunca pensei, e ainda menos tenho ensinado, ou declarado publicamente, qualquer coisa a respeito do assunto da sempre Virgem Maria, Mãe da nossa salvação, que poderia ser considerado desonroso, ímpio, indigno ou mal. . . Eu acredito com todo meu coração, segundo a palavra do Santo Evangelho que esta virgem pura suportou por nós o Filho de Deus e que ela permaneceu, no parto e depois dele, uma virgem pura e imaculada, para a eternidade." (Thurian, ibid., P.76 sermão / mesmo)


Calvino


“Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para ser Mãe de Deus”.

Vê-se, assim, que mesmo os reformadores protestantes jamais duvidaram do papel singularíssimo da Virgem Maria, não hesitando em reconhecê-la sob os títulos de Mãe de Deus e Mãe dos Cristãos, e defendendo inclusive a sua imaculada conceição.

Seguimos agora para uma questão famosa e que é comum objeção na mente dos protestantes.
O Culto à Santíssima Virgem e o seu papel no Plano da Salvação-09 O Culto à Santíssima Virgem e o seu papel no Plano da Salvação-09 Reviewed by utilidadepublica on 20:22 Rating: 5

Nenhum comentário:

Gallery

Tecnologia do Blogger.