No Memorial do desejo da alma ( esse o título exacto da fonte biográfica conhecida como 2 Celano) se diz que a presença de Francisco se tornava menos intensa junto das irmãs, Numa determinada ocasião, ele aparece no mosteiro.
Celano afirma que Francisco recebe o pedido de seu vigário para que explicasse a Palavra de Deus às irmãs. Vencido pela insistência ele concedeu. Segundo o biógrafo foi Frei Elias que insistiu no pedido.
No decorrer do relato, Tomás de Celano lembra que Francisco havia decidido ganhar certa distância dos mosteiros femininos. Mas o hagiógrafo faz questão de mostrar que o relacionamento da ordem minorítica com São Damião era diferente.
O relacionamento de Francisco com as irmãs de São Damião não se limita a uma mera visita, mas o da oferta do dom da alimentação espiritual que caracteriza a mútua ajuda.
"Tendo-se reunido as senhoras, como de costume para ouvir a palavra de Deus ( cf. Jo 8,47), mas também não menos para ver o pai, ele, depois de ter elevado os olhos ao céu, onde sempre tinha o coração, começou a rezar a Cristo.
Depois, manda que seja trazida cinza, com a qual fez um círculo no pavimento ao seu redor, impondo o resto sobre a própria cabeça.
Ao verem elas, o bem-aventurado pai dentro do círculo de cinza permanecer em silêncio, brota não pequena estupefacção nos corações delas.
De repente, o santo se levanta, e estando elas atónitas recita no lugar de sermão o Miserere mei Deus (cf. Sl 50,3). Tendo-o terminando dirigiu-se imediatamente para fora " (2Celano 207).
S. Francisco de Assis e a Santa Humildade
Reviewed by utilidadepublica
on
15:57
Rating:
![S. Francisco de Assis e a Santa Humildade](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhREYfACalLaaSqSarrvcc6mBi51BXhRQsXCi-Ch8kFW3cAAdm_D-UVhhqy_fqYlowSJPJOmwq9OVOlPz_gxiZ502yVuAglI46YAFdsk8_KhPD-fdMoYknQvLLYwTqA9ScyOQ64C7lZ-mQ/s72-c/SeguimentodeJC.jpg)
Nenhum comentário: