São Maximiliano Kolbe

Conhecendo a história do Santo de Auschwitz

Cinema, música e literatura sempre foram formas efi cientes e apaixonantes de contar grandes histórias. Mais do que apenas informar ou reportar de maneira objetiva um acontecimento, existem expressões artísticas que oferecem uma aproximação mais emotiva com a história a ser contada, permitindo ao interlocutor participar e vivenciar sensações únicas

São MAximiliano Kolbe sempre demonstrou conhecer todo o potencial dos meios de comunicação e por isso também sua história de amor e entrega à missão de evangelizar ganha um aspecto grandioso ao ser retratada em livros, canções e filmes.
A Missionária da Imaculada-Padre Kolbe e jornalista Lourdes Crespan nos traz três sugestões para conhecer um pouco melhor o caminho de santidade de São Maximiliano:

Livro Maximiliano Kolbe: O Santo de Auschwitz
O livro da escritora americana Patricia Treece foi traduzido em vários idiomas, inclusive o português. Treece desenvolve o texto sobre o Santo de Auschwitz de forma simples e envolvente. Descreve a história do pequeno Raimundo, a sua vocação franciscana, seu ardor missionário, o nascimento da Milícia da Imaculada e o ato mais sublime de Kolbe: dar a vida por um pai de família. Como escreve Frei Sebastião Benito Quaglio na introdução do livro: “Sua obra não morreu com ele, mas foi espalhada pelo mundo, assim como as suas cinzas”. Essas e outras histórias poderão ser encontradas na segunda edição de Maximiliano Kolbe: O Santo de Auschwitz – testemunhos daqueles que o conheceram, de 2010, das Edições da Imaculada.

Filme: Maximiliano Kolbe
Dirigido pelo polonês Krzysztof Zanussi, em 1991, o filme conta a história de Padre Kolbe e os horrores da guerra a partir da fuga de um prisioneiro do campo de concentração de Auschwitz, em 1941. O enredo do longa-metragem se dá ao redor do fugitivo, que no decorrer de sua existência encontrará pessoas que irão revelar a história do franciscano polonês, que havia dado a sua vida no bunker da fome, para salvar um pai de família. Recentemente o filme foi lançado por Paulinas com o título Maximiliano Kolbe: mártir da caridade e tem duração de 91 minutos.

CD: Não esqueçam o amor
A música “Não esqueçam o amor”, de Irmã Míria T. Kolling, religiosa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, gravada por Paulinas-Comep, pode ser considerada a canção oficial dele no Brasil. Há outras composições que falam do mártir de Auschwitz no mundo e também em nosso país, mas esta apresenta os pilares de sua existência: a vida interior, a obediência de fé, a caridade heroica e a oferta suprema. “Eis o amor, caridade, dom da eternidade, que na entrega da vida, na paz repartida, se faz comunhão! Deus é tudo em meu nada: Sede e fome de amar! Por Jesus e Maria, Mãe
Imaculada, todo mundo salvar!”, nos lembra a canção.

ARMANDO TEIXEIRA
Jornalista da Rádio Imaculada Conceição
107,1 FM - Atibaia - SP
São Maximiliano Kolbe São Maximiliano Kolbe Reviewed by utilidadepublica on 20:45 Rating: 5

Nenhum comentário:

Gallery

Tecnologia do Blogger.