Só sei a Cristo Pobre e Crucificado


Quando estava S. Francisco em Sena, apareceu por lá um frade da Ordem dos Pregadores, homem verdadeiramente espiritual e doutor em sagrada teologia. Foi visitar São Francisco e os dois saborearam uma longa e agradável conversa sobre as palavras do Senhor. Quis o mestre saber sua opinião sobre aquele texto de Ezequiel: "Se não advertires ao ímpio sobre sua impiedade, eu te pedirei contas de seu sangue". E esclareceu: "São muitos, bom pai, os que eu conheço e sei que estão em pecado mortal, mas nem sempre lhes mostro sua impiedade. Será que Deus vai me pedir contas de suas almas?" São Francisco respondeu "Só sei a Cristo Pobre e Crucificado" e e que por isso estava mais na situação de aprender com ele do que na de dar sentenças sobre as Escrituras, mas o humilde mestre lhe disse: "Irmão, já ouvi a exposição de alguns sábios sobre esse texto, mas gostaria de saber qual é o teu pensamento". Falou, então, São Francisco: "Se é em geral que devemos entender essa palavra, eu acho que o servo de Deus deve arder tanto na vida e na santidade, que repreenda todos os maus com a luz de seu exemplo e com a voz de seu comportamento. O esplendor da vida e o bom perfume da fama é que vão convencer a todos de sua iniquidade". O frade foi embora muito edificado e disse aos companheiros de São Francisco: "Meus irmãos, a teologia desse homem, firmada na pureza da contemplação, é uma águia a voar; nossa ciência arrastasse pela terra".

Tomás de Celano SEGUNDA VIDA DE SÃO FRANCISCO : L.16, C.2
Só sei a Cristo Pobre e Crucificado Só sei a Cristo Pobre e Crucificado Reviewed by utilidadepublica on 16:07 Rating: 5

Nenhum comentário:

Gallery

Tecnologia do Blogger.