Conheça a história de Santo Ivo, o padroeiro dos advogados




Viveu de 1253 a 1303. É chamado "O advogado dos pobres" .

Santo Ivo foi estudar direito civil em Orleans sob o famoso jurista Peter de la Chapelle e completou seus estudou em Paris.

Praticou com brilhantismo a advocacia, tanto na corte civil quanto na corte eclesiástica. Em 1284 ele entrou para o sacerdócio e construiu um hospital para os pobres e cuidava dos pobre com considerável fervor.
Foi nomeado juiz eclesiástico pelo decano de Rennes. Ele era um juiz muito justo e venerado até mesmo pela parte perdedora. Mais tarde foi indicado como oficial para Alan de Bruc, Bispo de Tréguier.
A defesa de Santo Ivo dos pobres deu a ele o titulo de "Advogado dos Pobres"

Alem de ser considerado um juiz que não aceitava nenhum presente, era considerado o melhor mediador da França, e sempre tentava conseguir acordos fora das cortes para minimizar os custos legais para ambas as partes.

Em 1284, Santo Ivo foi ordenado sacerdote. Em 1287 renunciou ao seus cargos oficiais e devotou todo o seu tempo aos seus paroquianos em Tredrez e depois em Lovannec. Alem de ser um excelente pregador dos ensinamentos de Jesus ele era freqüentemente chamado para arbitrar disputas as mais variadas.

Seus conhecimentos legais estavam sempre a disposição dos seus paroquianos e também o seu tempo e seus bens. Sua austeridade é famosa mesmo com sua saúde comprometida. Diz a tradição que certa vez, deu sua capa a um pobre, seu paletó a outro e seus sapatos a um terceiro, indo para casa descalço e só de camisa em pleno inverno. Diz ainda que, doutra vez, deu sua cama a um mendigo que dormia na porta de uma casa e foi dormir onde dormia o mendigo.
Ele distribuía suas rendas e seus bens para os pobres.

É o santo padroeiro dos advogados , dos juizes , oficiais de justiça e escrivães.

Morreu rezando a missa da Ascensão. Na liturgia católica ele é mostrado segurando um livro, com um anjo perto de sua cabeça e um leão a seus pés. Foi canonizado em 1347. Sua festa é celebrada no dia 19 de maio.


Fonte: cademeusanto.com.br


Cronologia:


Santo Ivo, Padroeiro dos Advogados - OFM (Trequier na Bretanha, nasceu em 17 de Outubro de 1253 e faleceu em 19 de Maio de 1303, com 50 anos de idade).

* Frade Franciscano

* Era filho de Helori, lorde de Kermartin, e Azo du Kenquis.

* Aos 14 anos, foi à Paris, onde cursou filosofia e teologia, direito civil e direito canónico.

* Ordenado sacerdote, por quatro anos foi juiz eclesiástico na diocese de Rennes.

* Era chamado o Advogado dos Pobres.

* Residiu no solar de Kermatin que herdou dos pais. Nele se encontravam um hospital e um recolhimento para velhos e um orfanato para crianças abandonadas. Um dia livrou uma pobre mulher da prisão, quando lhe faltava apenas o veredicto final.

* Não houve, enquanto viveu, advogado de tanto renome e homem mais estimado na Bretanha.

* Vinham ter com ele os ignorantes, pobres e servos que os senhores oprimiam e que Ivo defendia. Santo Ivo granjeou a estima de todos pela integridade de vida e pela imparcialidade de seus juízos.

* Ele próprio ia buscar nos castelos o cavalo, o carneiro roubado dos pobres sob o pretexto de impostos não pagos

* Patrono dos advogados, Santo Ivo entregou-se à defesa dos miseráveis e oprimidos, contra os poderosos.

* Dizia, então: "Jura-me que a sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente".

* Notabilizou-se, principalmente, por dedicar a sua erudição à defesa, nos tribunais, de toda a minoria deserdada de fortuna.

* Os seus emolumentos, quando exerceu as funções oficiais de Juiz de Rennes, eram oferecidos aos pobres, para que fossem usados em sua defesa.

* No dia 19 de Maio comemora-se o dia de Santo Ivo, o santo padroeiro dos advogados.


O Santo Padroeiro dos advogados nasceu na Bretanha, França, e foi em Paris que mostrou o brilho da sua inteligência, no estudo da Filosofia, da Teologia e do Direito. Ivo de Kermartin, ao voltar à sua terra natal, aceitou o encargo de ser juiz do tribunal eclesiástico, por onde passavam as questões mais espinhosas. Com sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador desfazia as inimizades e conquistava o respeito até dos que perdiam a questão. A defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados deu-lhe o título de "advogado dos pobres", um título que continuou merecendo ao tornar-se sacerdote, e ao construir um hospital, onde cuidava dos doentes com as suas próprias mãos. Um exemplo inspirador para os nossos juristas e magistrados.



Oração a Santo Ivo


Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da justiça, vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar maravilhosamente os postulados da justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurídica, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que nos seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da eqüidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, pospostos todo interesse subalterno e toda afeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças da injustiça e do mal. Olhai também para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar os vossos exemplos e imitar as vossas virtudes. Exercei junto ao trono de Deus vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso poderoso patrocínio. Amém.



CRONOLOGIA

* 17.10.1253 - nascimento em Treguier, Bretanha, França, filho de nobres;

* 17.10.1267 - sagração como cavaleiro; estudos de teologia na Universidade de Paris;

* 1277 - estudos de Direito em Orleans;

* 1279 - bacharelado;

* 1280 - nomeação pelo Rei como Juiz na Bretanha;

* 1281 - estudos franciscanos; pregação;

* 1298 - renúncia ao Juizado;

* 19.05.1303 - faleceu em Louanne;
* 19.05.1347 - canonização.


NOTA: A Ordem dos Frades Menores (latim: Ordo Fratrum Minorum, O. F. M.), também conhecida por Ordem dos Franciscanos ou Ordem Franciscana, é a ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis. Sua regra esteve na base da Segunda Ordem Franciscana – a Ordem das Clarissas, fundada por Santa Clara de Assis.


Fonte da cronologia: verbalegis.net






Oração a Santo Ivo



Faça meu Santo Ivo, que Jesus meu Senhor ouça minhas preces, me dê cautela na comida e na bebida, diligencia e honestidade no trabalho, firmeza nas minhas boas intenções
Faça minha consciência limpa, minha conduta sem falta, minha vida bem ordenada, me ponha em guarda contra as fraquezas humanas, me faça sempre alegre com o meu amor a você, meu Santo Ivo e ao Nosso Senhor Jesus Cristo.
Faça me guardar Sua Lei, seu exemplo e venha a mim para me salvar. Ensine-me que este mundo é passageiro, que o verdadeiro futuro está no céu, que a vida na terra é curta e rápida, que a vida depois da morte é a eterna.
Ajuda-me a preparar-me para a morte com o devido temor do julgamento, mas com a confiança na sua bondade, esteja Santo Ivo, á cabeceira de minha cama na minha agonia e conduza-me a uma boa morte, à Salvação eterna e á interminável alegria do Céu.
Consiga isto com os seus merecimentos através de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina pelos séculos dos séculos, na Unidade do Espírito Santo
Amém.



Santo Ivo, rogai por nós!
Conheça a história de Santo Ivo, o padroeiro dos advogados Conheça a história de Santo Ivo, o padroeiro dos advogados Reviewed by utilidadepublica on 19:14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Gallery

Tecnologia do Blogger.