Maximiliano NAGASAKI

26 de fevereiro de 1930, Pe.Maximiliano parte para o Japão, com quatro confrades: Frei Zeno Zebrowski, Frei Hilary Lysakowski, Frei Sigmund Krol e Frei Severin Dagis. Deixou dois deles em Shangai, na esperança de fundar outra Cidade da Imaculada, e prossegue com os outros em direção ao Japão.
No dia 24 de abril chegam em Nagasaki: a modesta casa que foi o primeiro refúgio deles, foi nomeada por Pe.Maximiliano “A Grodno japonesa”.
Um mês após a chegada, foi publicado o primeiro número do “Cavaleiro japonês”, Seibo no Kishi, com uma tiragem de 10000 cópias.

Em 12 de junho, Pe.Maximiliano retornou a Polônia para participar do Capítulo Provincial: deveria informar ao novo Ministro Geral o desenvolvimento do trabalho no Japão e para obter da Província Franciscana polonesa uma ajudar maior religiosa e também se possível financeira.

O Capítulo Provincial e o Ministro Geral, concederam a aprovação a eles, no dia 25 de agosto e Pe.Maximiliano retornou para Nagasaki.

Seu irmão, Pe.Alfonso Kolbe, que fora nomeado guardião de  Niepokalanów  e editor do Cavaleiro, morre prematuramente no dia 3 de dezembro de broncopneumunia, e deixa um buraco incomensurável. Ele fora  um fiel intérprete e executor da vontade de seu irmão, no conservar sempre o espírito franciscano de pobreza em Niepokalanów.

No dia 04 de março de 1931, Pe.Maximiliano conquistou um terreno barato no pobre quarteirão Hongochi e no dia 16 de maio, transferiu-se com os frades ao novo convento, Mungezai o Sono, o “Jardim da Imaculada”.

Ele gozou de uma especial proteção também no Paraíso, de fato foi poupado da fatal explosão da bomba atômica. Sobre o ponto mais alto das construções foi erguida uma grande estátua da Imaculada, que a noite era iluminada de uma coroa de lâmpadas: era bem visível do quartel e atraiu muitos pagãos em direção a Mungezai no Sono.

No início de junho de 1932, Pe.Maximiliano partiu de navio de Nagasaki e chegou na Índia no fim do mês, esperando conseguir fundar uma outra Cidade da Imaculada.

No início, a sua iniciativa foi coroada de sucesso, mas logo surgiram dificuldades de vários tipos, e foi impossível fundar a Niepokalanów Indiana antes e durante a Segunda Guerra.

Os problemas continuaram também depois da guerra, por causa da nova classe política indiana.

No dia 10 de maio de 1981, o sonho de Pe.Maximiliano torna-se finalmente realidade, com o nome “Nirmalaram” (O Jardim da Imaculada).
Pe.Kolbe retornou a Polônia pelo mar no dia 23 de maio de 1936, sobre o transatlântico “Conte Rosso”, para encontrar os confrades missionários em Serangai e permanecer na Itália.
Maximiliano NAGASAKI Maximiliano NAGASAKI Reviewed by utilidadepublica on 20:57 Rating: 5

Nenhum comentário:

Gallery

Tecnologia do Blogger.